O judiciário brasileiro tem mais de 114.500 milhões de processos em tramitação, segundo o relatório Justiça em Números de 2020, isso representa um aumento de mais de 64 mil ações em relação ao levantamento passado. Se não entrasse mais nenhum processo no Judiciário, seriam necessários cerca de tres anos e meio para zerar o acervo. Isso porque, com 18.168 Juízes em atuação, a magistratura brasileira julga em torno de 30 milhões de ações ao ano. Isso significa que a justiça brasileira está à beira de um colapso; dai a importância do TABRA - Câmara Arbitral do Brasilcomo auxiliar da justiça.
O Repórter Justiça mostra como resolver um problema sem precisar levar a causa à Justiça Comum. A técnica não é recente, estudiosos da área afirmam que a Arbitragem é utilizada nos paises de primeiro mundo à muito tempo e começou no Brasil em 1831, o grande diferencial desse processo para a Justiça sempre foi a escolha de um Árbitro que impõe sua decisão e resolve o litígio de forma mais rápida, proporcionando: Agilidade, Confidencialidade, Segurança, Imparcialidade, Especialização Técnica, Econômia, Flexibilidade, Informalidade, e o grande diferencial sentença Terminativo eIrrecorrível. Depoimento do minístro aposentado do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Dr. Cláudio Santos.
MEDIAÇÃO / CONCILAÇÃO / ARBITRAGEM - Entrevista com o Ministro Prof. Dr. Luis Felipe Salomão
O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ - 2008) Dr. Luis Felipe Salomão, foi advogado, integrou o Ministério Público e, aos 25 anos, tomou posse como juiz de direito no Rio de Janeiro, estado onde presidiu a Associação dos Juízes. Lecionou na graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atualmente é professor da pós-graduação.
MEDIAÇÃO / CONCILIAÇÃO / ARBITRAGEM - Palestra com a Ministra Drª Nancy Andrighi
A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ - 1999) Drª. Nancy Andrighi, bacharel em direito, lecionou no Centro de Ensino Unificado de Brasília (CEUB), tomou posse como juiza de direito no Rio Grande do Sul, estado onde foi promovida a desembargadora .
Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo.
Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.